Jovens brasileiros são premiados pela Nasa por criar dispositivo que retira microplásticos da água.
Cansados de soluções mirabolantes e de difícil implementação, cinco jovens de Salvador, na Bahia, desenvolveram um dispositivo “inovador, criativo, viável e escalável” para retirar os microplásticos dos oceanos.
Batizado de Ocean Ride, o dispositivo é inspirado no Gerador Van Der Graaff, uma máquina eletrostática inventada no início do século XX, nos Estados Unidos, e considerada fundamental para diversas descobertas de Física Nuclear, uma vez que produz altas tensões e as usa para acelerar partículas de átomos.
Baseados no princípio da invenção, os estudantes desenvolveram um sistema capaz de atrair o microplástico por meio de corrente eletrostática. Assim, o Ocean Ride funciona como uma rede: a água do mar entra no dispositivo, seu sistema atrai as partículas de microplástico por meio de eletrostática e, então, um filtro de microporosidade as retém.
O dispositivo, que pode ser facilmente instalado em qualquer embarcação ou plataforma marítima, já foi testado com sucesso na Baía de Todos os Santos, na Bahia, e garantiu aos cinco jovens brasileiros o primeiro lugar em um hackathon global da Nasa, a Agência Espacial Americana, em que outros 239 mil projetos de 80 diferentes países concorreram.
Fonte: The Greenest Post/ Voz dos oceanos.