Kamala critica Trump após supostos elogios a Adolf Hitler: “Cada vez mais desequilibrado”

A vice-presidente dos Estados Unidos e candidata democrata, Kamala Harris, teceu críticas ao ex-presidente Donald Trump por supostos elogios ao líder nazista Adolf Hitler. Em pronunciamento na quarta-feira (23), durante evento na Pensilvânia, a política disse que o republicano está “cada vez mais desequilibrado”.

“É profundamente preocupante e incrivelmente perigoso que Donald Trump invoque Adolf Hitler, o homem que foi responsável pela morte de seis milhões de judeus e de centenas de milhares de americanos”, disse Kamala. “Portanto, a conclusão é esta: sabemos o que Donald Trump quer: ele quer um poder sem controle”, acrescentou.

A declaração da vice-presidente se refere a uma entrevista de John Kelly, ex-chefe de gabinete de Trump, ao The New York Times. Na conversa, divulgada no início desta semana, Kelly afirmou que Trump atendia à “definição geral de fascista” e que “comentou mais de uma vez que Hitler também fez algumas coisas boas”.

O general Mark Milley, que também serviu sob o governo de Trump, já havia feito acusações semelhantes, chamando o republicano de “fascista até a medula”. “Não fazemos juramento a um rei, ou a uma rainha, a um tirano, ditador ou aspirante a ditador. Ninguém jamais foi tão perigoso para este país quanto Donald Trump”, disse ele.

Trump rebate Kamala
Pelas redes sociais, Trump rebateu Kamala, dizendo que ela teria a mente distorcida. “Kamala está aumentando cada vez mais sua retórica, chegando ao ponto de me chamar de Adolf Hitler e qualquer outra coisa que venha à sua mente distorcida. Ela é uma ameaça à democracia e não está apta a ser presidente dos Estados Unidos”, escreveu.

sbt

Postado em 24 de outubro de 2024