Liga Contra o Câncer suspende cirurgias eletivas nesta segunda por impasse com empresa gestora

A Liga Contra o Câncer anunciou que as cirurgias eletivas estarão suspensas a partir desta segunda-feira 8 em Natal. A medida ocorre porque os médicos cirurgiões não aderiram à Justiz, empresa que assumiu recentemente a gestão dos procedimentos de alta complexidade contratados pela Prefeitura. Sem contrato vigente com os profissionais, não há garantia para a continuidade regular dos atendimentos.
Na semana passada, uma reunião entre os médicos e a direção da Justiz apresentou os termos do novo contrato. No entanto, a análise técnica do Edital nº 003/2025 apontou risco de desassistência à população, já que o valor previsto seria insuficiente para cobrir o volume atual de cirurgias realizadas.
Em nota, a Liga explicou que a prestação de serviços médicos na instituição é feita por profissionais liberais, sem vínculo empregatício direto, o que garante a autonomia técnica de cada um.
As cirurgias de urgência não serão afetadas pela decisão, permanecendo assegurada a assistência a pacientes em situações críticas.
A instituição reforçou que está em busca de diálogo com a Prefeitura de Natal, a Justiz e os médicos para viabilizar a retomada da normalidade “no mais breve espaço de tempo possível”.
AGORA RN