Lula convoca ato para lembrar 3 anos do 8 de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um ato no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira 8, para marcar os três anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
“Nós precisamos fortalecer a democracia. A gente vai ter um ato simbólico contra o 8 de Janeiro aqui em Brasília”, disse Lula em um vídeo publicado pelo PT.
As sedes dos Poderes foram atacadas em 8 de janeiro de 2023 por grupos descontentes com a vitória de Lula sobre Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2022. A reação às depredações uniu a cúpula da República em torno do chefe do governo. Nos anos seguintes, porém, esse poder de aglutinação mingou.
Neste ano, tanto o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), como o do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), indicaram a aliados que não pretendem comparecer à solenidade.
“Eles querem que o 8 de Janeiro caia no esquecimento, e nós queremos que a sociedade não se esqueça nunca de que um dia este País teve alguém que não soube perder a eleição”, afirmou Lula na gravação publicada pelo partido.
O PT também convocou sua militância para ocupar as ruas e a Praça dos Três Poderes, em Brasília. A legenda decidiu no mês passado que realizará atos em memória dos ataques. Integrantes do partido esperam que o evento se torne uma tradição e passe a ser realizado anualmente.
O Supremo Tribunal Federal (STF) também marcou um evento interno para lembrar a data. Na ocasião, a Corte exibirá um documentário sobre os atos golpistas, que causaram um prejuízo estimado em R$ 12 milhões. O filme terá como foco os servidores responsáveis pela restauração do tribunal.
agora rn
