Lula diz que é inaceitável votar em Bolsonaro: “Figura grotesca”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta quinta-feira (10/8), ao afirmar que “as pessoas têm direito de votar, mas não em uma figura grotesca como foi o presidente de 2018 a 2022”.

Sem citar Bolsonaro, Lula declarou que “não é aceitável que um país alegre vote em um mentiroso, que contava 11 mentiras por dia, que fazia fake news todo santo dia, e que não incentivava ninguém a comprar livros, somente armas”.

As declarações foram dadas durante visita às obras do novo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa Tech) no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro (RJ). O petista cumpre uma série de agendas na capital fluminense, voltadas para investimentos em obras e mobilidade urbana, e se pepara para lançar o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), nesta sexta (11).

Pela manhã, Lula fez um pronunciamento cheio de críticas ao adversário, no qual acusou o antecessor de gastar quase R$ 300 bilhões em benefícios sociais, às vésperas das eleições, “para ver se comprava voto”.

Ele também falou em intervenção na Polícia Rodoviária Federal (PRF), após prisão do ex-diretor da corporação, Silvinei Vasques.

“Tentaram corromper a PRF para não deixar pobre votar. Eles não contavam que Deus era maior que tudo isso, não contaram que a gente ia ganhar as eleições”, afirmou o mandatário, em discurso durante evento de investimentos em mobilidade urbana no Rio de Janeiro (RJ).

Uso político da PRF
A operação que prendeu Silvinei, nessa quarta-feira (9/8) foi batizada pela PF de Operação Constituição Cidadão e faz parte da operação que apura o uso da máquina pública para interferir na eleição de 2022.

Silvinei passou a ser alvo de críticas de diferentes órgãos e setores políticos após operações da PRF durante o segundo turno das eleições. As ações, realizadas em diversas estradas, contaram com maior atuação no Nordeste, região em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve mais votos no primeiro turno.

Metrópoles

Postado em 11 de agosto de 2023