Lula fala com Trump e reforça cooperação entre Brasil e Estados Unidos

Em nota enviada a imprensa, o governo anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conversou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A conversa aconteceu na manhã dessa segunda-feira (26), e durou aproximadamente 50 minutos. Segundo a nota, os dois líderes abordaram temas relacionados à relação bilateral e à agenda global.
Os presidentes trocaram informações sobre indicadores econômicos dos países, que apontam boas perspectivas para as duas economias. Trump afirmou que o crescimento econômico dos EUA e do Brasil, é positivo para a região toda. Ainda segundo a nota, ambos os líderes comemoraram a boa relação construída nos últimos meses, principalmente no episódio do tarifaço.
Ao longo do diálogo, Lula reforçou a proposta enviada ao Departamento de Estado em dezembro do ano passado, de fortalecimento da cooperação no combate ao crime organizado e a repressão à lavagem de dinheiro e ao tráfico de drogas. A ideia foi vista com bons olhos por Trump.
Ao comentarem sobre o Conselho da Paz, Lula reiterou a posição de que a Palestina deve ter um assento na comissão, e reforçou a importância de uma reforma abrangente da Organização das Nações Unidas, que inclua a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança.
Por fim, conversaram sobre os últimos acontecimentos na Venezuela. Segundo a nota, Lula disse a Trump que é importante preservar a paz, sem se esquecer dos interesses do povo venezuelano.
BAND
