Lula ironiza tarifa de Trump e diz que vai mandar jabuticaba para o presidente dos EUA

Postado em 14 de julho de 2025

O presidente Lula (PT) ironizou a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros, em vídeo publicado nas redes sociais pela primeira-dama Janja da Silva neste domingo 13. Na gravação, o petista aparece colhendo jabuticabas e afirma que vai enviar a fruta ao presidente norte-americano Donald Trump, responsável pela medida.

“Eu vim chupar jabuticaba de manhã, porque eu duvido que alguém que chupe jabuticaba fique de mau humor. Eu vou levar jabuticaba para você, Trump”, disse Lula, sorrindo.

Logo depois, ele comentou sobre a relação comercial entre os dois países: “O cara que come jabuticaba de manhã, num país que só ele dá jabuticaba, não precisa de briga tarifária. Precisa de muita união, e de muita relação diplomática”, completou.

A fala ocorre poucos dias após Trump anunciar a sobretaxa de 50%, que deve entrar em vigor no dia 1º de agosto. A justificativa da medida, feita em carta oficial enviada a Lula, foi o que o norte-americano chamou de “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

Ainda neste domingo, Lula se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin para ajustar o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade, aprovada neste ano pelo Congresso. A norma permite que o Brasil adote sanções comerciais equivalentes às impostas por outros países.

Segundo Alckmin, o decreto deve ser publicado até terça-feira 15. Apesar disso, o governo brasileiro segue em tentativa de reverter a decisão dos EUA por vias diplomáticas, inclusive com possível recurso à Organização Mundial do Comércio (OMC).

agora rn