Lula realiza exames pré-operatórios para cirurgia de catarata

Postado em 29 de janeiro de 2026
Brasília (DF), 18/12/2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá entrevista coletiva durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou exames pré-operatórios na manhã desta quinta-feira (29) para uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. O procedimento está previsto para ocorrer na sexta-feira (30). Segundo a Presidência, Lula segue rotina de trabalho na Granja do Torto nesta quinta.

A catarata é a perda de transparência do cristalino, considerado a lente natural interna do olho. A doença é associada ao envelhecimento e causa visão embaçada, ofuscamento e dificuldade em enxergar cores.

Esta não é a primeira vez que Lula realiza o procedimento, que é considerado seguro e dura apenas alguns minutos. Em 2020, o petista passou por uma cirurgia de catarata que correu normalmente.

Até o momento, o chefe do Executivo realizou ao menos quatro procedimentos desde que retornou à Presidência, em 2023.

Em setembro do mesmo ano, Lula passou por uma cirurgia no quadril, para tratar uma artrose. Aproveitando o efeito da anestesia, o presidente também realizou uma blefaroplastia, que consiste na remoção do excesso de pele nas pálpebras, resultando em um olhar mais rejuvenescido.

Em 19 de outubro de 2024, o mandatário sofreu uma queda ao escorregar no banheiro do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Dois meses depois, em dezembro, Lula começou a sentir dores de cabeça devido a uma hemorragia interna e foi submetido a uma cirurgia de emergência.

Dois dias depois da cirurgia, o petista teve que fazer um novo procedimento para bloquear o sangramento no cérebro. Segundo o médico de Lula, Roberto Kalil, o procedimento faz parte do protocolo médico e é complementar à cirurgia, feito para minimizar o risco de que hemorragias aconteçam no futuro.

Saúde de Lula
Embora tenha passado por alguns procedimentos cirúrgicos, a condição de saúde de Lula é bem avaliada por Kalil. O médico lidera há mais de 20 anos a equipe médica do presidente.

De acordo com o médico, o petista tem condições para disputar as eleições em 2026 e, em caso de vitória, teria capacidade para comandar o país por mais um mandato.

Desde 2022, quando disputou a Presidência pela terceira vez, Lula tem mostrado uma rotina ativa com exercícios físicos nas redes sociais. De acordo com Kalil, o presidente se exercita diariamente. Lula já chegou a dizer que tem a meta de viver por 120 anos.

cnn