Lula sobrevoa fogo no Parque Nacional e fará reunião de emergência
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja sobrevoaram áreas atingidas por um incêndio florestal no Parque Nacional de Brasília neste domingo (15/9). Ele postou que fará uma reunião com a ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, na segunda-feira (16/9), para tratar de ações sobre a emergência climática enfrentada pelo país.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo começou próximo à Granja do Torto, onde há uma das residências da Presidência da República e fora do Parque Nacional.
“Neste domingo, juntamente com a Janja, sobrevoei o Parque Nacional afetado por um incêndio de grandes proporções, como tantos que têm ocorrido por todo o país. O governo federal está atuando junto com o Corpo de Bombeiros do DF para ajudar no combate às chamas”, escreveu o presidente em uma publicação no Instagram.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado no começo da tarde deste domingo e o trabalho deve se estender ao longo da noite. Brigadistas do ICMBio também ajudam no combate ao incêndio. A estimativa é de que uma área de 1,2 mil hectares tenha sido atingida.
As chamas chegaram perto de algumas casas da região e moradores ajudaram no combate ao fogo com baldes de água.
O presidente Lula informou que, atualmente, a Polícia Federal (PF) tem 52 inquéritos abertos contra os responsáveis pelos incêndios florestais no Brasil. “O Ministério da Saúde tem dado orientações para se proteger da fumaça, e amanhã (16/9) irei me reunir com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o núcleo de governo para discutirmos mais ações para lidarmos com essa emergência climática”, anunciou o petista.
O Parque Nacional está localizado a 10 quilômetros do centro de Brasília.
Metrópoles