Luto no forró: Morre Didi dos Brasas do Forró
Hoje nos deixou, o sanfoneiro cearense, Ivanildo Façanha Moreira, conhecido Brasil a fora como Didi dos Brasas.
Didi sempre gostou de música e no ano de 1982, na localidade de Bonito, no município de Canindé, montou a banda “Só Cinco”, conjunto que se apresentava pelo Ceará com um forró bem tradicional, tocando sucessos de outros artistas regionais.
Na década de 90, o conjunto virou a famosa Banda “Brasas do Forró, que junto o forró nordestino, com o ritmo gaúcho, dando origem ao “forronerão”, que pouco tempo depois se tornaria a marca registrada da banda.
O primeiro álbum foi gravado no ano de 1997, pela gravadora Somzoom, em Fortaleza, intitulado “Calorão, tendo à frente os vocalistas Toca do Vale[7], Ventura Neto e Marileide.
Em 1998, a banda grava seu segundo álbum, intitulado “Belo Cinquentão no Vanerão”. O bordão “Puxa o fole Didi”, criado pelo vocalista Toca do Vale, já era uma marca registrada nos shows.
Didi consolidou os Brasas do Forró como umas das principais bandas do Nordeste do país, que até hoje permanecem ascendentes nos cenário musical nordestino.
Com o passar do tempo Didi se afastou dos palco, mas nunca abandonou a música, executando papel de grande importância nos bastidores.
Hoje mais um fole se fecha e parte um homem, um músico e um grande contribuinte para o fortalecimento e propagação do Forró Nordestino, Brasil a fora.
Nossos sinceros pêsames aos amigos, familiares e a todos os fãs do Didi e dos Brasas do Forró.