Maioria dos eleitores quer candidato “independente” para o Governo do RN

Postado em 29 de novembro de 2025

A maioria dos eleitores do Rio Grande do Norte se considera “independente” nas posições políticas e prefere que o próximo governador do Estado tenha esse perfil. A constatação está na mais recente pesquisa do Instituto Exatus, que vem sendo divulgada nesta semana pelo AGORA RN.

De acordo com o levantamento, 44,11% do eleitorado considera-se “independente” nas posições políticas. O número é maior do que a soma entre os que se identificam como “direita” (24,45%) e “esquerda” (17%). Outros 14,44% não sabem ou não quiseram responder à pesquisa.

Quando a pergunta é “como você gostaria que fosse o próximo governador do Rio Grande do Norte?”, a proporção dos que preferem um nome de centro é ainda maior – o que mostra que uma parcela dos eleitores, tanto de direita quanto de esquerda, pode migrar para um nome fora da polarização ideológica.

Segundo a pesquisa Exatus, 56,63% dos eleitores responderam que preferem que o futuro governador do RN seja “independente”. Outros 25,33% responderam que querem que o sucessor de Fátima Bezerra (PT) seja de “direita”. Apenas 18,04% manifestaram desejo de que o nome seja de “esquerda”.

Disputa para o Governo do RN
Como mostrou o AGORA RN na edição desta sexta-feira 28, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), segue liderando a corrida para o Governo do Estado nas eleições de 2026. Ele tem vantagem significativa nos três cenários testados. Os números se referem à pesquisa estimulada – quando o eleitor recebe uma lista de nomes e precisa escolher uma opção.

Em um primeiro cenário, Allyson Bezerra aparece com 38,44%. Em segundo lugar, está o senador Rogério Marinho (PL), com 25,63%. O terceiro colocado é o secretário de Fazenda do RN, Cadu Xavier (PT), que tem 6,95%. Um total de 8,58% dos eleitores disseram não saber em quem votar. Já 20,4% responderam que não pretendem votar em ninguém.

Trocando Rogério pelo ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos), a vantagem de Allyson Bezerra aumenta. Neste cenário, ele tem 44,01% das intenções de voto, enquanto Álvaro tem 11,43% e Cadu Xavier soma 7,44%. Não souberam dizer 9,86% dos entrevistados, enquanto 27,25% disseram que não pretendem votar em ninguém.

Em relação à pesquisa anterior, de setembro, todas as oscilações nesses dois cenários se deram dentro da margem de erro.

Por fim, a pesquisa testou um cenário inédito mais amplo, com mais de um candidato de direita. Nele, Allyson Bezerra tem 37,01%, Rogério Marinho aparece com 21,98%, Cadu Xavier registra 6,16% e Álvaro Dias tem 2,37%. Empatado com Álvaro, ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PSD) tem os mesmos 2,37%. Neste cenário, 8,28% não souberam responder, enquanto 21,83% responderam que não pretendem votar em nenhum dos nomes.

Na pesquisa anterior, Walter Alves (MDB) havia sido incluído em dois cenários, mas nesse novo levantamento o nome foi retirado a pedido do próprio vice-governador.

A pesquisa do Instituto Exatus entrevistou 2.029 eleitores em todo o Rio Grande do Norte entre os dias 12 e 15 de novembro. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

agoa rn