Mais de 120 integrantes de facções criminosas foram presos na Grande Natal em 2025

Números registrados pela Polícia Civil indicam o aumento do combate ao crime organizado no Rio Grande do Norte. Dados da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), colhidos pela reportagem da 98 FM Natal nesta terça-feira (23), apontam que 128 integrantes de facções criminosas foram presos ao longo de operações realizadas na Grande Natal em 2025.
De acordo com a Polícia Civil, as operações resultaram em prisões de lideranças, articuladores financeiros, responsáveis por logística criminosa e executores vinculados a roubos, homicídios e ao comércio ilegal de armas e drogas.
De acordo com o diretor da Deicor, Joacir Rocha, a integração real entre Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica e Ministério Público, além de operações mais técnicas, com uso intensivo de inteligência são alguns dos fatores que intensificaram a atuação contra o crime.
“A atuação contra facções criminosas não permite declarações triunfalistas. O que podemos afirmar, com segurança, é que o Estado avançou significativamente. A guerra é permanente, mas o RN está mais preparado do que nunca para enfrentá-la”, disse.
Operação recente
Entre os dias 8 e 22 de dezembro, 85 pessoas foram presas durante a Operação Combate Organizado. A ação aconteceu em 18 municípios do RN e outras duas cidades de Paraíba e Distrito Federal.
Além disso, 53 mandados de busca e apreensão foram expedidos, com a ação de 408 policiais civis. A maioria dos pesos são investigados por organização criminosa e tráfico de drogas.
De acordo com a Polícia Civil, 14 suspeitos foram presos em Mossoró, e outros 14 no município de Nova Cruz, sendo estas as cidades mais que concentraram a maior quantidade de prisões. Na sequência, surgem as cidades de Tangará (13 prisões), Goianinha (12 prisões), e Natal (10 prisões).
Restrospecto
Ao longo de 2025, as forças de segurança do Rio Grande do Norte uniram forças com o Ministério da Justiça em ações que geraram repercussão em Natal, com destaque para a Operação Território Seguro, deflagrada em outubro nos bairros de Felipe Camarão, Cidade Nova e Nova Cidade, na zona Oeste de Natal. Na ocasião, 32 suspeitos foram presos em um único dia.
A ação marcou a primeira etapa da implementação de um projeto-piloto, realizado em parceria com o Ministério da Justiça, com o objetivo de retomar territórios dominados pelo crime por meio de ações policiais.
O que se seguiu foi a disponibilização de serviços de acesso à Justiça e assistência social a moradores da região. com a apoio de agentes estaduais e federais. A iniciativa foi realizada realizado com base em Senapen (Secretaria Nacional Penitenciária), que identifica áreas de influência de organizações criminosas nos 26 estados, no Distrito Federal e no Rio Grande do Norte.
Desde então, de acordo com o secretário de Segurança Estado de Segurança Pública e da Defesa Social, Coronel Araújo, as forças de segurança permanecem ocupando o território, concentrando suas ações no bairro de Felipe Camarão.
98fm
