Maria Bethânia Deve Receber Título De Doutora Honoris Causa Concedido Pela UFC

Postado em 24 de março de 2024

Como parte das celebrações dos 70 Anos da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Conselho Universitário da instituição aprovou a outorga do título de Doutora Honoris Causa para a cantora Maria Bethânia. Ainda neste ano de celebrações a intérprete Baiana será comunicada e convidada a receber o título.

O título de Doutora Honoris Causa é a distinção máxima concedida por uma Universidade e não exige formação acadêmica. O nome tem origem do latim e significa “por causa de honra”. O reitor da universidade, Custódio de Almeida, foi o relator e o texto de defesa é do professor Leandro Bulhões, do Departamento de História.

Confira abaixo trecho da defesa:

“A artista jamais se eximiu de defender e de pôr em discussão Brasis encobertos pela violência e pelos ‘podres poderes’. Em décadas de carreira, tem cantado as subjetividades de um país complexo, negro e indígena, belo e misterioso, revelando as potências do povo brasileiro em meio à diversidade de etnias, biomas, paisagens, espiritualidades, tradições, mostrando-nos que há muitas formas de lutar, amar e autoinscrever-se na história”.

Título pela UFBA

Em 2016, o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor João Carlos Salles, concedeu o título de Doutora Honoris causa à Bethânia, durante as celebrações de 70 anos da UFBA.

Poder 85