MDB é o partido que mais elegeu prefeitos nas eleições 2024; confira lista com todos os eleitos no RN

Com a apuração finalizada nas eleições municipais de 2024, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) consolida sua força política no Rio Grande do Norte, elegendo 45 prefeitos e 30 vice-prefeitos em todo o Estado. O resultado representa um crescimento de 12,8%, em comparação às eleições de 2020, quando o partido havia conquistado 39 prefeituras.

Segundo Walter Alves, presidente estadual do MDB e vice-governador do RN, o desempenho deste ano reafirma a confiança da população nas propostas do partido. “Esse resultado reflete o trabalho que o MDB vem realizando ao longo dos últimos anos, sempre em busca do desenvolvimento de nossos municípios e da melhoria da qualidade de vida da nossa gente. Estamos muito felizes com a confiança renovada dos eleitores”, disse.

Em 2020, o MDB já havia mostrado sua força ao eleger 39 prefeitos e 31 vice-prefeitos. Mais uma vez, o partido teve sucesso em diversas regiões do RN, refletindo a capilaridade e o alcance do partido em diferentes realidades e desafios municipais. “O fortalecimento do MDB nos municípios é fundamental para que possamos continuar atuando de forma próxima e eficiente, trazendo melhorias concretas para o nosso estado”, completou Walter Alves. A maior cidade conquistada pelo MDB foi Santa Cruz, na região central do Estado.

Em segundo lugar, aparece o União Brasil com 27 prefeituras e em terceiro vem o PSD com 21 chefias de Executivo municipal no RN. O PP (Progressistas) elegeu 20 prefeitos. O PT elegeu sete e o Podemos seis.

Subjúdice
Duas cidades potiguares estão com o resultado “anulado sub judice”, como diz no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Lagoa Salgada e Areia Branca. Na primeira, Canindé Justino teve 4.192 votos. Na segunda, o candidato Souza obteve 9.710 votos.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que a abstenção dos eleitores às seções eleitorais no primeiro turno do pleito em todos os 167municípios do Rio Grande do Norte foi de 16,54% e, por sua vez, o o comparecimento dos eleitores aos locais de votação foi de 83,46%.

Comparecimento
Em Natal o comparecimento às seções eleitoras foi 74,78%, ou seja, 430.453 votantes, para uma abstenção de 145.176 eleitores (25,22%).

Já em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do Estado, a abstenção foi de 16,65% (30.743 eleitores) e o comparecimento de 83,35% (153.913 votantes).

No maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, Natal, a definição ficou para o segundo turno, no dia 27 de outubro, que será disputado entre Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT).

Para se eleger no 1º turno da eleição, o candidato de um município que tenha mais de 200 mil eleitores deve angariar a maioria absoluta dos votos. Isso significa que alguém precisaria obter precisa obter metade mais um dos votos válidos.

Caso isso não ocorra, as duas candidaturas mais votadas no 1º turno seguem para o 2º. O eleitorado, então, deverá voltar às urnas para escolher entre esses dois nomes. Na segunda fase da votação, é considerada eleita a pessoa que obtiver mais votos válidos.

Por ser uma eleição municipal, os eleitores precisarão apenas indicar o número do prefeito quando forem as urnas.

Para os municípios com menos de 200 mil eleitores, basta a maioria simples: quem tiver mais votos válidos se elege, não havendo a possibilidade de 2º turno.

Desempenho

Prefeituras conquistadas pelos partidos nas eleições 2024

Partidos com mais prefeitos:
MDB 45
UNIÃO BRASIL 27
PSD 21
PP 20
PL 18
PSDB 15

PT 7
PODEMOS 6
Republicanos 4
PSB 1
PDT 1
Solidariedade 1

Tribuna do Norte

Postado em 7 de outubro de 2024