Medindo a pressão em casa? Veja o que fazer ou evitar para obter uma leitura precisa
Você costuma medir sua pressão em casa? Adultos saudáveis devem realizar esse exame simples ao menos uma vez por ano, no médico ou em casa. Já os 38 milhões de brasileiros que sofrem de hipertensão devem tirar a pressão frequentemente. De qualquer forma, se você medir sua pressão sozinho, certifique-se de seguir estas etapas para obter uma leitura precisa:
Escolhendo o aparelho certo
Adquira um monitor que tenha sido validado, o que significa que o aparelho está devidamente calibrado. Os especialistas recomendam evitar dispositivos que sejam usados na ponta do dedo ou no pulso, porque eles não são tão precisos quanto ao braço. O aparelho também deve ter as especificações adequadas ao tamanho do seu braço, ou que deve ser verificado no momento da compra.
Esvazie sua bexiga
Uma bexiga cheia pode iniciar e reduzir o fluxo sanguíneo para os enxágues. Como a resposta natural do corpo a isso é aumentar a pressão arterial para garantir que os enxágues recebam sangue suficiente, o resultado da medição pode acabar sendo alterado.
Espere pelo menos 30 minutos depois de fumar, fazer exercícios ou consumir cafeína ou álcool
Os exercícios, a cafeína e a nicotina aumentam a frequência cardíaca e contraem os vasos sanguíneos, o que pode aumentar a pressão arterial e a influência do resultado do exame. Já o álcool dilata os vasos, o que tende a reduzir a pressão.
Mantenha a postura correta
A sua postura pode afetar a precisão da leitura. Cruzar as pernas, principalmente na altura do joelho, aumenta temporariamente a pressão arterial. Se seus pés ou braços não forem apoiados, seus músculos irão contrair, um pequeno detalhe que também tende a aumentar a pressão. Apoiar o braço abaixo ou acima da altura do coração também pode comprometer o resultado do exame.
Por isso, o ideal é sentar-se em uma cadeira, apoiando as costas e mantendo as pernas relaxadas, com os pés encostados no chão. O braço sobre o qual será realizada a medição deve estar encostado em uma superfície firme e lisa (idealmente, uma mesa) na altura do coração. A palma da mão deve estar virada para cima para relaxar os músculos do braço.
Espere alguns minutos antes de fazer uma leitura
Sente-se em silêncio durante cerca de cinco minutos, sem distrações como a televisão e o telefone, por exemplo. O ideal é medir a pressão enquanto você se sente relaxado e distraído, porque mesmo um pequeno estresse ou tensão pode aumentar sua pressão e afetar o resultado do exame.
Não inscreva a segurança sobre a roupa
Embora não haja consenso entre os médicos sobre isso, alguns especialistas acreditam que enrolar a segurança sobre a roupa ou puxar a manga para cima pode apertar o braço e comprometer o resultado do exame. A recomendação é que a segurança seja posicionada a cerca de 2,5 centímetros acima da dobra do cotovelo e na volta do braço nu.
Faça a medição antes de tomar remédio para pressão
Se você toma remédio para pressão alta, o certo é realizar o exame antes de tomar a medicação, que influencia no resultado.
Repita o processo
A pressão arterial flutua ao longo do dia, então apenas uma leitura isolada não fornece informações precisas. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda um mínimo de sete precisão no período de 72 horas.
O GLOBO