Meta anuncia novas restrições para contas de adolescentes no Instagram e Facebook

A Meta, empresa responsável pelo Instagram e Facebook, anunciou nesta terça-feira (data não especificada) uma série de novas restrições e atualizações nos recursos de segurança voltados a adolescentes nas plataformas. As medidas fazem parte das diretrizes da “Conta de Adolescente”, lançada no ano passado, e visam reforçar a proteção de menores de idade nas redes sociais.

Com as mudanças, menores de 16 anos estarão proibidos de realizar transmissões ao vivo sem autorização dos responsáveis e também não poderão desativar filtros que borram automaticamente imagens suspeitas de conter nudez. A Meta informou que essas novas regras serão implementadas no Brasil nas próximas semanas. As contas de adolescentes serão automaticamente submetidas às novas restrições, sem necessidade de ativação manual.

Segundo a empresa, os recursos de proteção já alcançam 54 milhões de contas em todo o mundo. A atualização chega após pelo menos dois anos de críticas relacionadas aos impactos das redes sociais na saúde mental e segurança de crianças e adolescentes. Pelas políticas da Meta, a idade mínima para criação de uma conta nas plataformas é de 13 anos.

BAND

Postado em 10 de abril de 2025