Moderna testa vacina para ataque cardíaco aplicada direto no coração.
A farmacêutica Moderna está desenvolvendo uma nova vacina para pacientes com ataque cardíaco e insuficiência cardíaca. Em sua última atualização, a empresa anunciou esta semana que os primeiros pacientes já receberam a injeção, chamada mRNA-0184, em um ensaio clínico de fase 1B.
A aplicação é feita diretamente no coração dos pacientes semanas ou meses após sofrerem um ataque cardíaco, ajudando em sua recuperação.
De acordo com a farmacêutica, a vacina utiliza a tecnologia do RNA mensageiro (mRNA), que carrega informação genética que “ensina” as células a produzirem proteínas ou hormônios.
Durante um ataque cardíaco, as células musculares do coração podem morrer, sem a possibilidade de serem regeneradas. No caso da vacina para ataque cardíaco, o mRNA mensageiro injetado no coração codifica a relaxina, hormônio natural conhecido por melhorar o fluxo sanguíneo, ajudando na restauração dos músculos cardíacos danificados e no crescimento de novos vasos.
Todos os pacientes que receberam a vacina no ensaio clínico possuem insuficiência cardíaca estável e o teste determinará quão segura é a injeção, assim como se oferece efeitos colaterais.
Metropoles