Morre Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a ganhar o Miss Universo

Postado em 23 de dezembro de 2025

Será velado na Assembleia Legislativa de Porto Alegre, a partir das 10h desta terça-feira (23), o corpo de Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo. A ex-modelo morreu na segunda-feira (22), aos 80 anos, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

A informação foi confirmada pela filha, Fernanda Vargas, que não informou a causa da morte.

“Estamos profundamente tristes com sua partida, mas confortados na certeza de que agora ela descansa na Casa do Pai, em paz, envolta pelo amor de Deus.”, escreveu a família em comunicado conjunto.

Ieda conquistou o título inédito em 21 de julho de 1963, em Miami, nos Estados Unidos. Ao retornar ao Brasil, foi recebida pelo então presidente João Goulart em Brasília e desfilou em carro do Corpo de Bombeiros. Multidões também a receberam em Belém, Rio de Janeiro e Porto Alegre, sua cidade natal. Até hoje é reconhecida entre os “20 Gaúchos que Marcaram o Século 20”.

O governador gaúcho Eduardo Leite (PSD) destacou a importância de Ieda. “Levou o nome do Rio Grande do Sul ao mundo. Também reconhecida entre os ’20 Gaúchos que Marcaram o Século 20′ em votação popular, sua trajetória permanece como referência para várias gerações. Minha solidariedade aos filhos, netos, familiares e a todos que acompanharam e admiraram sua história”, escreveu em rede social.

Em nota nas redes sociais, a família de Ieda agradeceu as mensagens de carinho. “Neste momento de imensa dor, agradecemos todas as manifestações de carinho, respeito e solidariedade recebidas. Ieda foi uma mulher de luz, que marcou a história e a vida de muitas pessoas, deixando um legado de amor, alegria e inspiração”.

SBT