Morre Lô Borges, fundador do Clube da Esquina, aos 73 anos

O cantor e compositor Lô Borges morreu em Belo Horizonte, aos 73 anos, na noite deste domingo (2). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (3) pelo Hospital Unimed e pela família do artista.
Em boletim médico, o hospital informou com pesar que o falecimento ocorreu às 20h50 deste domingo, em decorrência de falência múltipla de órgãos. “A Unimed-BH se solidariza com a família, amigos e fãs pela irreparável perda para a música brasileira”, completa a nota.
O artista mineiro estava internado desde o dia 17 de outubro tratando um quadro de intoxicação medicamentosa.
No dia 25 de outubro, o cantor passou por uma traqueostomia, procedimento o caracterizado pela abertura que os cirurgiões fazem na parte frontal do pescoço e na traqueia, logo abaixo do pomo-de-adão.
Os cirurgiões inserem um tubo de traqueostomia na abertura para mantê-la aberta para respiração, permitindo a passagem do ar.
Além do procedimento delicado, Lo respirava com ajuda de ventilação mecânica. Ele ficou cerca de 18 dias internado até o seu falecimento, nesta segunda-feira (3).
Nas redes sociais, amigos e fãs prestaram homenagens ao artista, relembrando a trajetória e obras do cantor.
Carreira
O artista foi um dos fundadores do Clube da Esquina, movimento musical brasileiro surgido em Belo Horizonte entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970. O grupo reuniu diversos músicos e compositores de destaque, como Milton Nascimento, Beto Guedes e Toninho Horta, entre outros.
O Clube da Esquina nasceu quando Milton Nascimento, ainda jovem, mudou-se para o Edifício Levy, onde conheceu os irmãos Márcio, Marilton e o então garoto Lô Borges. Os quatro tornaram-se amigos e começaram a tocar juntos, criando um som único que mesclava influências do rock, da música folk e da música brasileira.
O resultado do movimento é um dos discos mais famosos do Brasil: “O Clube da Esquina”, lançado em 1972. Alguns anos depois, veio “Clube da Esquina 2”, de 1978.
Lô Borges acumula sucessos na sua carreira, como os singles “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “Paisagem Da Janela” e “O Trem Azul”.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo CNN
