MPRN aciona Justiça para garantir comida a pessoas em situação de rua em Mossoró

Postado em 3 de dezembro de 2025

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) acionou a Justiça para obrigar o Estado e a Prefeitura de Mossoró a garantir alimentação para pessoas em situação de rua. A medida foi apresentada pela 18ª Promotoria de Justiça do município após os órgãos públicos descumprirem uma decisão judicial que já havia fixado a obrigação.

A determinação foi feita em uma Ação Civil Pública e exigia o fornecimento de três refeições — café da manhã, almoço e jantar — durante os fins de semana, em quantidade suficiente para atender 215 pessoas. O prazo inicial para implementação era de 30 dias, estendido depois para 120 dias pelo Tribunal de Justiça do RN (TJRN).

Mesmo após o período ampliado, segundo o MPRN, Estado e Município não comprovaram qualquer ação efetiva para cumprir a sentença. Diante disso, o Ministério Público entrou com um pedido de Cumprimento Provisório de Acórdão, amparado no caráter alimentar e humanitário da medida, que não possui efeito suspensivo.

A Promotoria solicita agora que a Justiça determine, novamente, as providências necessárias para garantir a oferta das refeições e que os responsáveis comprovem as ações no prazo de 30 dias. O órgão também pediu a aplicação de multas e outras penalidades por descumprimento e eventual litigância de má-fé.

novo noticias