Não sabia que existia espécie tão canalha, diz Lula sobre onda de fake news na tragédia do RS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a onda de desinformação envolvendo a tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul. O tema está entre as principais preocupações do chefe do Executivo, que escalou auxiliares para discutir formas de responsabilizar quem dissemina conteúdo falso.
“Não sabia que existia uma espécie de ser humano tão canalha como a dos caras que fazem fake news”, afirmou Lula em entrevista ao jornal O Globo.
O presidente condenou a facilidade com que as informações falsas se disseminam pelas redes sociais.
“É mais fácil falar a mentira e falar mal do que falar a verdade”, disse Lula.
Em ofício encaminhado ao Ministério da Justiça no último dia 7, Pimenta listou perfis que supostamente divulgaram conteúdo falso sobre o trabalho de ajuda aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul e citou o “impacto dessas narrativas na credibilidade das instituições”. A Polícia Federal, subordinada à pasta comandada por Ricardo Lewandowski, abriu um inquérito para apurar o caso.
Nesta quarta-feira (15), Lula viajará a São Leopoldo, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes que já deixaram 149 mortos no estado gaúcho. Ele anunciará um que pacote incluirá um voucher de R$ 5 mil para cada família atingida pelas enchentes.
O Globo.