“O Mundo de Alice” livro será lançado na última semana de outubro de 2023, em Currais Novos.
A primeira vez que encontrei Alice foi na feira de Currais Novos. Ela e sua mãe ocupavam uma pequena banca onde vendiam as rosas em lisolene, também arranjos, coroas e guirlandas que elas mesmas fabricavam.
Alice de Dona Benigna, vestiam roupas simples, mas de muito bom gosto e encantavam a todos pelo tratamento cordial que dispensam aos seus “fregueses”.
Aquilo tornou-me um clientes assíduo daquela banca de flores, o que contribuiu para estreitar os nossos laços de amizade.
Algum tempo depois, já morando em definitivo na cidade de Currais Novos, Alice e sua irmã Aliete, passaram a adquirir suas mercadorias em meu estabelecimento, que eu, prontamente as entregava em sua residência.
Sempre que lá chegava, para fazer a entrega, era recebido com um cafezinho, biscoitos e água de coco produzida em seu quintal.
Ela já demonstrava o dom da poesia, dom que a acompanha até hoje.
Alguns anos depois, após o falecimento de sua mãe, Alice, sabendo que eu cuidava do Abrigo de Idosos Monsenhor Paulo Herôncio, aqui mesmo na cidade de Currais Novos, perguntou-me se não existiria duas vagas naquele estabelecimento, para ela e sua irmã, deixando claro as condições para que aceitasse lá morar: que pudesse levar a sua máquina de datilografia, para que assim fosse possível digitar as suas poesias.
Tão logo as vagas fossem abertas no abrigo, Alice e Aliete foram para lá morar, até o falecimento da sua irmã, ocorrido anos depois.
Hoje, decorridos mais de trinta anos, Alice continua no abrigo fazendo poesias nas quais retrata o cotidiano, os amigos, aqueles que a visitam, as datas importantes, os eventos da cidade.
Desse modo, Alice mudou a cara do abrigo, trazendo poesia, cultura e lazer àqueles que participam do seu dia a dia.
O livro, O MUNDO DE ALLICE, que ora está sendo lançado, mostra a vida, e seus sentimentos.
Currais Novos, 25 de agosto de 2023
Por: Fernando Jerônimo de Medeiros