Operação “Território Seguro” prende 30 pessoas e apreende armas e drogas em Natal

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagrou nesta quarta-feira (15) a operação “Território Seguro”, uma ação integrada voltada ao combate de organizações criminosas que atuam na Zona Oeste de Natal e em outras regiões do Rio Grande do Norte.
De acordo com informações preliminares divulgadas pela SEAP, 30 pessoas foram presas entre mandados judiciais cumpridos e flagrantes. Além das prisões, as forças de segurança apreenderam armas de fogo e entorpecentes durante as diligências.
A operação mobiliza, de forma inédita, as duas aeronaves da SESED, Potiguar 01 e Potiguar 02, em atuação simultânea. De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Araújo Silva, essa é uma operação pioneira realizada em conjunto com agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).
Coordenada pela SESED, com o apoio do MJSP, a “Território Seguro” integra o conjunto de ações estratégicas voltadas à redução da criminalidade violenta e ao enfrentamento de facções criminosas no estado. As atividades continuam ao longo do dia, e novos balanços devem ser divulgados nas próximas horas.
A operação ocorre em um momento de intensificação das ações conjuntas entre forças estaduais e federais no combate ao crime organizado no Rio Grande do Norte. A Zona Oeste de Natal tem sido uma das áreas mais visadas por facções devido à disputa por pontos de tráfico e controle territorial.
Resultados parciais
- 30 presos entre mandados e flagrantes;
- Armas e drogas apreendidas;
- Aeronaves Potiguar 01 e Potiguar 02 em operação simultânea pela primeira vez;
- Ação integrada entre SESED, MJSP, forças policiais e MPRN/GAECO.
A SESED informou que os resultados completos da “Operação Território Seguro” serão apresentados em coletiva ainda nesta quarta-feira.
Tribuna do Norte