Padilha diz que Lula pode fazer mudanças no governo de olho em 2026
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, sinalizou, em entrevista à coluna, que o presidente Lula poderá fazer mudanças no governo de olho na disputa eleitoral de 2026, quando o petista deve tentar reeleição.
Ao ser questionado pela coluna sobre a possibilidade de reforma ministerial, Padilha afirmou que Lula ainda não discutiu o tema, mas disse haver um “sentimento” do presidente de que é preciso “preparar o governo para um modo segundo tempo”.
“Em nenhum momento o presidente dialogou com qualquer um de nós sobre isso. Eu acho que tem um sentimento do presidente, e é um sentimento nosso também, de que a gente precisa preparar o governo para um modo, como eu estava falando, um modo segundo tempo de governo. Às vezes, um time joga de um jeito no primeiro tempo… A gente precisava colocar o Brasil no rumo certo da economia, salvar a democracia, fazer com o que o Brasil voltasse a crescer, redução de desemprego. Ou seja, apontamos um rumo, mas agora tem que preparar para o segundo tempo desse governo. Tem que preparar para um modo segundo tempo. E aí o técnico decide se mantém”, disse o ministro na entrevista, concedida na terça-feira (5/11).
Responsável pela articulação política do governo, Padilha comparou o presidente Lula com um técnico de futebol e disse que cabe ao chefe do Planalto decidir o que muda para essa segunda fase do governo.
“Por enquanto, nas conversas que temos, em nenhum momento o presidente disse qualquer coisa sobre reforma ministerial ou mudar ministro. Acho que ele está pensando em como preparar o time para esse segundo tempo, que é um segundo tempo de continuar a colheita e fazer a disputa sobre essa colheita”, afirmou.
Metropoles