Pan 2023: Brasil é ouro no handebol feminino e conquista vaga nas olimpíadas
A seleção brasileira feminina de handebol conquistou, neste domingo, a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Vitória por 30 a 18 contra a Argentina. Este é o sétimo título consecutivo do torneio. Destaque para Fran e Adriana, artilheiras da partida com sete gols marcados cada uma. Com o resultado, a seleção garantiu vaga nas Olimpíadas de Paris 2024.
Esta será a sétima participação brasileira na história das olimpíadas. Desde 2000, a seleção esteve presente em todas a edições dos Jogos. Em 2012 e 2016, as meninas tiveram sua melhor participação na história, quando chegaram nas quartas de final. O principal capítulo das brasileiras na modalidade foi em 2013, ano do título mundial contra a Sérvia.
O Brasil fecha sua campanha com 100% de aproveitamento. A seleção passou com três vitórias na fase de grupos. Estreou superando o Paraguai por 27 a 15. Na sequência venceu o Uruguai por 28 a 9 e Cuba por 49 a 11. Nas semifinais, elas bateram o Chile por 30 a 10.
Nesta segunda-feira começa a jornada da seleção masculina de handebol por uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024 – só o campeão se garante. Os brasileiros estrearão contra o México, a partir das 17h30min. Também fazem parte do grupo República Dominicana e Chile.
O jogo
O primeiro tempo começou bastante equilibrado, com o Brasil precisando se superar quando esteve com duas atletas a menos em quadra. A Argentina resistiu até o 4 a 4. Porém, quando Larissa fez o quinto da seleção e Gabi fechou o gol, só deu Brasil.
As brasileiras terminaram o primeiro tempo com vitória parcial de 16 a 7. Destaque para Adriana, que teve 100% de aproveitamento nos 30 minutos inicias. Ela fez quatro gols e foi a artilheira na parcial. Fran, Larissa e Bruna fizeram outros três pontos cada uma.
Na volta dos vestiários, o Brasil apenas sacramentou o resultado. Depois que Karsten, estrela da seleção argentina, foi expulsa com seis minutos de segundo tempo, as “hermanas” perderam qualquer poder de reação.
GE