Papa Francisco está internado em Roma com infecção respiratória, diz Vaticano.

O Vaticano informou nesta quarta-feira (29) que o papa Francisco foi internado em um hospital de Roma, na Itália, para a realização de exames de rotina. Segundo a Igreja Católica, o pontífice está com infecção respiratória, mas foi descartado o diagnóstico de Covid-19.

O jornal italiano Corriere della Sera divulgou que o papa teria começado a sentir dores no peito logo após a audiência geral realizada na Praça de São Pedro, quando já estava em sua residência na Casa Santa Marta. Nesse momento, seu enfermeiro pessoal, Massimiliano Strappetti, o aconselhou, por prudência, a ir ao departamento de cardiologia para exames.

Francisco foi transportado de ambulância para o hospital após apresentar os sintomas. Com o diagnóstico, o Vaticano informou em nota à imprensa que o religioso precisará ficar alguns dias hospitalizado.

Fontes disseram ao jornal italiano que a doença é considerada “não preocupante”, mas foi submetido a vários exames, incluindo tomografia, que deu resultado negativo – e esse elemento é avaliado com alívio geral pela comitiva do religioso. Ele está sendo monitorado por uma máquina de gasometria.

O Vaticano informou que o papa “está emocionado com as muitas mensagens recebidas e expressa sua gratidão pela proximidade e oração”.

A Igreja Católica cancelou as agendas da semana após a internação em Roma ou que “foi aberto espaço na agenda para que as fiscalizações possam continuar pelo tempo que for necessário”. A informação foi confirmada pela editora de internacional do BandNews TV, Beatriz Ferrete.

O papa Francisco já havia sido internado no mesmo hospital em 2021, mas na época o comunicado do Vaticano falou imediatamente em uma “operação planejada”, a retirada de parte do cólon. Na ocasião, o pontífice ficou internado por onze dias.

Band

Postado em 30 de março de 2023