Papa Leão XIV celebra primeira missa na Capela Sistina ao lado dos cardeais

O Papa Leão XIV deu início aos compromissos oficiais do pontificado nesta sexta-feira (9) com a celebração da primeira missa como líder da Igreja Católica. A cerimônia ocorre na Capela Sistina, ao lado dos cardeais que participaram do conclave que o elegeu.

Robert Francis Prevost, que escolheu o nome Leão XIV ao assumir o papado, realiza a celebração de forma restrita, sem a presença do público. No entanto, a missa foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Vaticano.

Especialistas destacam a importância desta primeira celebração. O idioma escolhido, os temas abordados na homilia — a pregação realizada após as leituras litúrgicas — e o tom da cerimônia podem oferecer sinais sobre o estilo e as prioridades do novo papa.

Caridade e diálogo em sintonia com antecessor
No primeiro discurso público, realizado logo após o conclave, Leão XIV fez apelos ao desarmamento, destacou a prática da caridade e a importância do diálogo na construção de pontes, sinalizando um papado em sintonia com a linha adotada por seu antecessor, Papa Francisco.

Primeira oração aos fiéis
Neste domingo (11), às 7h (horário de Brasília), Leão XIV se apresenta aos fiéis na oração do Regina Coeli, feita da sacada central da Basílica de São Pedro. Já na segunda (12), às 5h, o pontífice se reunirá com jornalistas e profissionais da mídia para agradecer pela cobertura do conclave.

SBT

Postado em 9 de maio de 2025