Para Lula, Bolsonaro assume culpa ao pedir anistia antes de condenação

Postado em 6 de setembro de 2025

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou em entrevista exclusiva ao SBT que o julgamento de Jair Messias Bolsonaro e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado não tem caráter político. Segundo ele, o ex-presidente é julgado com base nos autos do processo e em delações de generais e tenentes que trabalharam em sua gestão.

“É um processo eminentemente jurídico, que tem uma conotação política muito forte. Afinal de contas, é um ex-presidente da República, um homem que esteve no poder durante quatro anos, que não governou este país e destruiu muita coisa, que nós passamos dois anos e meio recuperando”, disse Lula em entrevista exclusiva a Cesar Filho.

O presidente também comentou o pedido de anistia apresentado pela defesa de Bolsonaro antes do fim do julgamento. Lula avaliou que a iniciativa revela admissão de culpa por parte do ex-mandatário.

“O cidadão cometeu todas essas barbaridades e, agora, inicia um processo para pedir anistia antes mesmo de ser julgado. Ora, o simples fato de solicitar anistia antecipadamente revela que ele tem consciência de sua culpa. Ao agir assim, está se autoincriminando, porque o papel dele, neste momento, deveria ser provar sua inocência”, afirmou.
Bolsonaro e os demais acusados respondem na Ação Penal 2668 por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe, dano qualificado contra patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado. O julgamento do ex-presidente deve ser concluído na próxima sexta-feira (12).

sbt