Partido Liberal tenta acordo para pautar Anistia no Congresso na próxima semana

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), reuniu-se nesta quarta-feira (26) com o presidente da Câmara, Hugo Motta, o relator do PL da Anistia (também chamado de PL da Dosimetria), Paulinho da Força (Solidariedade-SP), e outros líderes da oposição. A conversa foi realizada para buscar um acordo em torno de um texto que possa ser pautado na próxima semana.
Segundo Sóstenes, a oposição não descarta negociar uma proposta que contemple a redução de penas para condenados pelo 8 de janeiro, desde que o relator também ceda em alguns trechos do projeto.
Uma outra alternativa na mesa é que o projeto parta do Senado Federal. A negociação de um texto está sendo capitaneada pelo líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), e pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Segundo Sóstenes, a estratégia é para evitar que o texto sofra mudanças na Casa Alta.
“É uma preocupação que os deputados estão tendo porque tivemos várias matérias votadas na Câmara que o Senado não deu sequência […] Amanhã tem sessão do Congresso e deverá ficar para a próxima semana. Mas nós não vamos descansar enquanto não votar”, afirmou o parlamentar ao SBT News.
A base do governo afirma que não há clima político nem jurídico para que a proposta avance no Congresso.
O assunto voltou à pauta na terça-feira (25) após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de militares envolvidos na ação sobre a tentativa de golpe de Estado.
SBT News
