PF deflagra operação em Natal e no Seridó contra esquema milionário de fraudes bancárias

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (09/12), uma grande operação em Natal, na região do Seridó do Rio Grande do Norte, para investigar crimes financeiros e lavagem de dinheiro praticados por uma organização criminosa especializada em fraudes bankárias usando empresas de fachada.
As investigações revelaram um esquema sofisticado, com uso de empresas inativas, “laranjas”, aumento fictício de capital social, documentos falsos e até máquinas pesadas inexistentes usadas como garantia para conseguir empréstimos milionários. Tudo para dar aparência legal às fraudes.
O grupo contava ainda com um funcionário de uma instituição financeira federal, que inseria informações falsas nos sistemas, ignorava alertas e aprovava créditos sem a devida checagem. Algumas empresas chegaram a declarar faturamento milionário sem ter sequer um funcionário registrado.
Após a liberação ilegal do dinheiro, os valores eram pulverizados em várias contas e usados na compra de veículos e imóveis para ocultar o patrimônio. Parte desses bens era colocada em nome de terceiros e até transportada para outros estados para dificultar o rastreamento
Hoje, oito equipes da Polícia Federal cumpriram mandados da Justiça Federal, com uma prisão preventiva, cinco temporárias, bloqueio de contas e restrições sobre veículos e imóveis. Os investigados poderão responder por lavagem de dinheiro, crimes financeiros e organização criminosa
Sidney Silva
