PF e Receita Federal deflagram operação contra venda ilegal de cigarros no RN

A Polícia Federal e a Receita Federal cumpriram 13 mandados de busca e apreensão durante ação nesta quarta-feira (2) nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. A Operação VAPOS tem como objetivo reprimir a distribuição e venda ilegal de cigarros eletrônicos, cigarros e tabaco flavorizados, além do contrabando destes itens no Rio Grande do Norte e Ceará.
Dos 13 mandados, nove foram no RN, nas cidades de Natal, Parnamirim e Pipa, dois em Aracat, no Ceará e dois em São Paulo. As buscas foram realizadas em uma rede de lojas que atua no Nordeste, além de endereços residenciais nos três estados. Na ocasião, também foram apreendidos celulares, computadores, documentos contábeis e agendas.
Proibidos no Brasil pela ANVISA, o tabaco flavorizado é aquele que contém aromatizantes como o mentol, baunilha ou frutas, a fim de tornar o hábito de fumar mais atraente, especialmente para os mais jovens. Com o gosto do tabaco mascarado, esses cigarros facilmente são consumidos, porém, o uso continuado pode levar a dependência de nicotina e outras doenças graves.
Os produtos contrabandeados serão destruídos após os procedimentos fiscais e os demais bens apreendidos serão analisados para prosseguimento das investigações.
novo noticias