PF prende homem durante operação contra abuso sexual infantojuvenil em Natal

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (20), em Natal, durante a 27ª fase da Operação Uiraçu, conduzida pela Polícia Federal para combater crimes relacionados ao armazenamento e ao compartilhamento, pela internet, de mídias contendo cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Natal, que resultou na prisão em flagrante de um homem de 26 anos. Segundo a PF, a investigação apura a prática de crimes cometidos no ambiente virtual.
No cumprimento da ordem judicial, os policiais apreenderam um aparelho celular, um tablet e um computador. Os equipamentos serão submetidos à perícia técnica para aprofundar as investigações, identificar possíveis vítimas e verificar a eventual participação de outros envolvidos.
De acordo com a Polícia Federal, o investigado poderá responder por crimes relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes praticados por meio da internet.
Orientações
Em nota, a PF destacou que, embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente para definir situações que envolvam menores em atividades sexuais explícitas, a comunidade internacional recomenda o uso das expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade dos crimes.
A corporação também alertou pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar crianças e adolescentes tanto no ambiente virtual quanto no físico. Segundo a PF, conversar abertamente sobre os riscos do mundo digital, orientar quanto ao uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos e acompanhar as atividades online são medidas essenciais de proteção.
A Polícia Federal ressaltou ainda que mudanças repentinas de comportamento, como isolamento ou sigilo excessivo no uso de dispositivos eletrônicos, podem indicar situações de risco. A orientação é que crianças e adolescentes saibam como agir diante de contatos inadequados e se sintam seguros para buscar ajuda.
tribuna do norte
