Piloto da Latam e avó são presos em operação contra exploração sexual de menores em São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na manhã desta segunda-feira (9), um piloto da companhia aérea Latam e uma mulher suspeitos de integrar um esquema de exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações fazem parte da Operação “Apertem os Cintos”, conduzida pela 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia, do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
O piloto Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, foi preso temporariamente dentro de uma aeronave no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, durante os procedimentos de embarque de um voo com destino ao Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), ele é investigado por participação em uma rede criminosa estruturada voltada à exploração sexual de menores.
Simultaneamente, em Guararema, na Grande São Paulo, uma mulher de 55 anos, avó de três meninas, foi detida sob suspeita de “vender” as próprias netas, de 10, 12 e 15 anos, para serem abusadas. A mãe de uma das vítimas também acabou presa em flagrante após a polícia identificar que ela enviava vídeos da filha ao investigado e armazenava o material.
As investigações, iniciadas em outubro de 2025, apuram crimes como estupro de vulnerável, exploração sexual de crianças e adolescentes, favorecimento da prostituição, produção e compartilhamento de pornografia infantojuvenil, uso de documento falso, aliciamento de menores, perseguição (stalking) e coação no curso do processo.
Pelo menos três vítimas já foram identificadas, todas menores de idade, que teriam sofrido graves situações de abuso. Além das prisões temporárias, a operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão contra outros investigados na capital e na região metropolitana.
Em nota, a Latam informou que abriu apuração interna e está colaborando com as autoridades, reforçando que repudia qualquer conduta criminosa. O voo que seria comandado pelo piloto operou normalmente.
METROPOLES
