Prefeito de Guamaré é agredido durante evento; motivação teria sido promessa de emprego

O prefeito de Guamaré, Hélio Willamy, foi agredido na noite deste domingo (26) durante a cerimônia de premiação dos torneios de Beach Soccer e Queimada, no distrito de Baixa do Meio, zona rural do município. O suspeito, de 32 anos, foi preso em flagrante pelos crimes de tentativa de lesão corporal e resistência.
De acordo com informações da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, o caso aconteceu por volta das 20h, quando um homem que participava do evento se aproximou do palco e deu um soco no rosto do prefeito. Em nota divulgada ainda no domingo, a Prefeitura de Guamaré confirmou o episódio e informou que o prefeito passa bem e está em segurança, ao lado da família.
A prefeitura se manifestou novamente nesta segunda-feira (27) por meio de outra nota, informando que a agressão teria vindo de um opositor político. “’Em 25 anos na política partidária de Guamaré, sempre respeitei meus adversários. Com surpresa, fui hoje vítima de uma agressão física por parte de um opositor. Quem conhece Hélio de Mundinho sabe a política que fazemos no dia a dia: no diálogo, no respeito às diferenças ideológicas, ouvindo o cidadão e buscando sempre o melhor para quem acredita em uma Guamaré cada vez maior’”, afirmou o prefeito na nota.
Testemunhas relataram que não houve discussão ou provocação antes da agressão. “Foi do nada. O homem chegou de repente, justamente quando uma criança chamou o prefeito. Quando ele abaixou a cabeça, o agressor atingiu o golpe. A menina até caiu no chão”, disse uma testemunha que preferiu não se identificar.
O agressor foi preso em flagrante pelos crimes de tentativa de lesão corporal e resistência à prisão, segundo a Polícia Civil. Inicialmente, ele permaneceu em silêncio, mas, em depoimento preliminar, afirmou que o ataque teria ocorrido por insatisfação com uma promessa de emprego que não foi cumprida.
O homem, que segundo testemunhas seria ligado à oposição política local, teve fiança arbitrada em R$ 1.500,00, mas optou por não pagar o valor. Ele foi conduzido ao Presídio de Caraúbas, onde deve passar por audiência de custódia nesta segunda-feira (27).
Na Delegacia, além do prefeito, prestaram depoimento o secretário de Obras e o secretário de Segurança de Guamaré, que presenciaram o incidente.
Confira a última nota da Prefeitura de Guamaré na íntegra:
NOTA À IMPRENSA
O prefeito de Guamaré, Hélio Willamy, foi agredido covardemente na noite deste sábado (26), por um opositor político. O episódio ocorreu em via pública e foi presenciado por diversas pessoas, gerando imediata manifestação e indagação, além de gestos solidariedade de amigos, correligionários e populares.
“Em 25 anos na política partidária de Guamaré, sempre respeitei meus adversários. Com surpresa, fui hoje vítima de uma agressão física por parte de um opositor. Quem conhece Hélio de Mundinho sabe a política que fazemos no dia a dia: no diálogo, no respeito às diferenças ideológicas, ouvindo o cidadão e buscando sempre o melhor para quem acredita em uma Guamaré cada vez maior”, afirmou o prefeito.
Não compactuamos com tais atitudes. Diante desses atos, as medidas cabíveis na esfera judicial e de segurança pública estão sendo tomadas e, através delas, reforçamos nosso compromisso com a segurança de todos.
Hélio agradeceu ainda pelas inúmeras mensagens de solidariedade recebidas ao longo de toda a noite deste sábado.
“Somente juntos somos capazes de construir uma cidade de paz e com prosperidade para todos”, reforçou.
A gestão municipal reafirma seu compromisso com a defesa da democracia, do respeito e da convivência pacífica entre todos os cidadãos.
TRIBUNA DO NORTE
