Prefeito Lucas participa de encontro que firma convênio de fomento à consolidação do Geoparque Seridó como Patrimônio Mundial da UNESCO

O prefeito de Currais Novos e presidente do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó, Lucas Galvão, esteve em Natal nesta segunda-feira (25) para participar do encontro promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, para firmar convênio com o Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó (CPIGS), a instância de governança do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO.
O instrumento tem como foco revalidar a chancela mundial do território e intensificar sua divulgação no Brasil e no exterior para atrair visitantes, posicionando o Geoparque como novo produto do turismo potiguar e de interesse público para o desenvolvimento econômico e turístico da região.
Para o prefeito de Currais Novos e presidente do Consórcio, Lucas Galvão, a consolidação do convênio representa mais um passo importante rumo a revalidação da chancela da UNESCO. “A parceria com o Governo da professora Fátima Bezerra, parceira de primeira hora do Geoparque Seridó, consolida um trabalho de anos junto ao território, em um momento crucial no qual recebemos recentemente os avaliadores da UNESCO para revalidar nossa chancela e para a promoção e divulgação do nosso território a nível nacional e internacional”, ressaltou.
A governadora Fátima Bezerra destacou: “Este convênio reafirma o compromisso do Governo do Rio Grande do Norte com a preservação do nosso patrimônio natural e cultural. Queremos que o Geoparque Seridó seja reconhecido ainda mais como referência em turismo sustentável, gerando oportunidades para a população e fortalecendo a economia da região.”
O convênio estabelece ações integradas para promover o desenvolvimento sustentável do turismo na região do Geoparque Seridó, por meio da articulação entre a SETUR/RN e o CPIGS, visando à valorização dos recursos naturais e culturais, ao fortalecimento da economia local e à melhoria da qualidade de vida das comunidades. Estão previstas iniciativas de capacitação, infraestrutura e promoção turística.
Como instância de governança do Geoparque, o CPIGS coordenará a execução das ações com os municípios consorciados e parceiros, impulsionando o geoturismo, a experiência do visitante e a consolidação do Seridó como referência em sustentabilidade, ciência e cultura. O convênio tem valor total de R$ 160.652,67.
A partir do convênio, o Geoparque Seridó participou do 9º Salão do Turismo 2025, entre os dias 21 e 23 de agosto, em São Paulo, com presença em dois espaços: no estande do RN no Salão do Turismo 2025 e no estande dos Geoparques Mundiais da UNESCO no Brasil, ampliando a visibilidade do território perante o trade e o público final.
O acordo também prevê presença na 11ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO, a ser realizada no Geoparque Kütralkura (Chile), de 8 a 12 de setembro de 2025, encontro que reunirá especialistas e representantes de diversas áreas para debater colaboração, inovação e desenvolvimento sustentável no âmbito dos Geoparques.
Com a revalidação da chancela e o reforço da promoção, o Seridó Geoparque Mundial da UNESCO avança na sua missão de conservar a geodiversidade, engajar as comunidades e gerar oportunidades por meio do turismo de base sustentável.