PREFEITO ODON JR GASTOU 27 MILHÕES DE REAIS A MAIS DO QUE ESTAVA PREVISTO EM 2022. VEREADOR DANIEL BEZERRA QUESTIONOU O PORQUÊ DE TAMANHA DESPESA.
Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 03, o Vereador Daniel Bezerra questionou o gestor do Município, o Prefeito Odon Jr sobre o gasto de 27 milhões de reais a mais do que previa o orçamento de 2022. Segundo o parlamentar as informações estão no Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentária do Poder Executivo, que trouxe atualizações do orçamento, inclusive, diferentes das que estão na Portal da Transparência do Município.
A previsão de despesas para o ano de 2022 era de pouco mais de 96 milhões de reais, conforme o quadro, essa também era a previsão de receitas do ano passado. Porém a administração teve uma despesa de 123 milhões de reais, 28% a mais que o orçamento prévia (27 milhões a mais). Já a receita arrecada foi de 146 milhões de reais, 50 milhões a mais que se esperava.
Em sua fala o Vereador perguntou; “Cidadão currais-novense, alguém poderia me dizer em quê foram gastos esses 27 milhões de reais? Existe alguma obra grande realizada com esses recursos? Algum serviço de relevante realizado que justifique tamanha despesa a mais? Quando olhamos os números pudemos observar que a Prefeitura de Currais Novos gasta mal, desses 27 milhões a maior parte dele foi com pessoal e despesas correntes. O Município teve uma despesa de 66 milhões com pessoal, 10 milhões a mais que previa o orçamento, e 49 milhões de reais com outras despesas correntes, 21 milhões a mais que em 2021”. Afirma o vereador Daniel Bezerra, baseado nesse relatório.
Segundo o parlamentar em contraste a isso, enquanto se gastou muito com contratos de pessoal e despesas correntes, em compensação os investimentos que são obras e bens, se investiu pouco mais de 5 milhões, ou seja, 3,4% do orçamento total. No final o parlamentar falou que a gestão está guardando dinheiro para gastar em obras no último ano do governo, que é ano de eleição, uma prática antiga dos políticos para mostrar serviço à população em tempo eleitoral.