Prefeitura de Parnamirim determina aterramento da ‘Lagoa Azul’.
A Prefeitura de Parnamirim determinou o aterramento da “lagoa azul”, no bairro de Nova Esperança. A decisão foi tomada após posicionamentos da Caern, Igarn, setor de Geologia da UFRN, Idema e demais órgãos, que alertavam para risco de contaminação do lençol freático. A definição foi dada nesta terça-feira (14), e o aterramento começou a ser feito ainda durante esta manhã.
Os órgãos com expertise para a análise da água e do solo informaram que depois da mudança de coloração do afloramento, de azul para verde, e da análise em laboratório, a água apresentou considerável contaminação, o que coloca em risco a integridade do lençol freático.
Associado a isso, a área é um canteiro de obras, que não tem acesso permitido, muito menos o banho na lâmina d’água. Porém, ainda houve registros nos últimos dias de populares que voltaram a tomar banho no local. A Prefeitura fez o isolamento da área e tem feito constantes avisos sobre a proibição, considerando, inclusive, os riscos.
O aterramento vai garantir a integridade da Avenida João Paulo II, que margeia o local. Mesmo com o aterramento do local, o poder executivo municipal afirmou que o planejamento para a implantação de uma área turística seguirá normalmente, sem dar detalhes.
Tribuna do Norte