Projeto Raízes Vivas promove oficina de cordel inclusivo e palestra sobre autocuidado no encerramento do Outubro Rosa.

O Projeto Raízes Vivas, uma iniciativa da “APADEVI – Associação das Pessoas com Deficiências Visuais, realizou duas importantes ações nesta sexta-feira (31/10/25), com o apoio do Fundo Municipal do Idoso e patrocínio do Instituto Neoenergia Cosern”. As atividades celebraram a cultura popular, a inclusão e o cuidado com a saúde emocional, reunindo participantes em momentos de aprendizado e troca.
Às 14hs, no “Sindicato dos Professores do Rio Grande do Norte”, aconteceu a “Oficina de Construção de um Cordel Inclusivo”. A atividade envolveu pessoas com deficiência visual, educadores e membros da comunidade, que exploraram a arte do cordel como forma de expressão acessível e valorização das raízes culturais nordestinas. A oficina proporcionou momentos de criatividade e integração, reforçando o compromisso do projeto com a inclusão e o protagonismo das pessoas com deficiência.
Encerrando o dia, à noite, o projeto promoveu o “encerramento das ações do Outubro Rosa” com a palestra “Cuidar de quem Cuida”, ministrada pela psicóloga “Maria do Céu Pontes”. O encontro abordou a importância do autocuidado físico e emocional, especialmente para quem exerce papéis de cuidado, como familiares, profissionais da saúde e educadores. O evento emocionou os participantes e reforçou a importância de olhar com atenção para quem dedica seu tempo e energia ao cuidado do outro.
As duas ações fazem parte das atividades do “Projeto Raízes Vivas”, que tem como objetivo fortalecer o vínculo comunitário, promover a inclusão social e valorizar a cultura local, com foco nas pessoas idosas e com deficiência visual.
