PSD tem mais prefeituras e direita domina cidades mais populosas de SP
São Paulo – O PSD de Gilberto Kassab sai das eleições deste ano como o partido que mais arregimentou prefeituras em São Paulo: foram 205 vitórias, somando o primeiro e o segundo turno. Localizada no centro do espectro político brasileiro, com representantes em governos de direita e esquerda, a sigla conquistou cinco das trinta cidades mais populosas do estado.
Em Ribeirão Preto, que tem a oitava maior população de São Paulo, o candidato Ricardo Silva (PSD) ganhou a disputa neste domingo (27/10), após um segundo turno acirrado contra Marco Aurélio (Novo) – apenas 687 votos separaram os dois adversários.
Com mais folga, o partido venceu também nas populosas São José dos Campos, com Anderson Farias; Piracicaba, com Helinho Zanatta; Carapicuíba, com José Roberto; e Bauru, com Suéllen Rosim. Juntas, as cinco cidades que deram vitória ao PSD contam com 2.682.185 de habitantes.
Foram os partidos de direita, no entanto, que mais se destacaram nas cidades mais populosas do estado. No grupo dos 30 municípios mais populosos do estado, o Republicanos, partido que abriga o governador Tarcísio de Freitas, foi quem teve o melhor desempenho.
A sigla ganhou em Campinas, terceira maior cidade paulista, com Dario Saadi; e também levou as prefeituras de Sorocaba, com Rodrigo Manga; Santos, com Rogério Santos; Barueri, com Beto Piteri; Sumaré, com Henrique do Paraíso; e Embu das Artes, com Hugo Prado. As cidades somam 3.252.452 de habitantes.
O Republicanos teve ainda o terceiro maior número de prefeituras desta eleição em São Paulo, elegendo seus candidatos em 82 municípios paulistas. Como mostrou o Metrópoles, o partido foi o que mais cresceu entre o primeiro turno de 2020 e 2024, quadruplicando a quantidade de cidades em que saiu vitorioso.
O PL, de Jair Bolsonaro, foi outro partido de direita que também expandiu seu domínio no estado. A sigla abocanhou 104 prefeituras, sendo cinco no grupo das 30 cidades mais populosas de São Paulo.
O partido teve seu melhor desempenho em Guarulhos, na região metropolitana, onde Lucas Sanches (PL), que não teve o apoio de Bolsonaro no primeiro turno, venceu — com 58,55% dos votos — o rival Elói Pietá (Solidariedade) na segunda etapa da disputa.
Também deram vitórias para o partido os candidatos Coronel Fábio, em São José do Rio Preto; Mara Bertaiolli, em Mogi das Cruzes; Delegado Eduardo Boigues, em Itaquaquecetuba; e Pedro Ishi, em Suzano, todos também parte da lista das 30 cidades mais populosas do estado.
Outro destaque nos municípios mais populosos de São Paulo ficou com o Podemos, que venceu em cinco das 30 prefeituras com maior número de habitantes: São Bernardo, com Marcelo Lima; Osasco, com Gerson Pessoa; São Vicente, com Kayo Amado; Limeira, com Murilo Felix; e Guarujá, com Farid Madi.
O MDB, partido de centro vitorioso com Ricardo Nunes na capital paulista, levou ainda em Diadema, com Taka Yamauchi; Praia Grande, com Mourão; e Franca, com Alexandre Ferreira. Juntas, as cidades têm 13.029.604 de habitantes.
Já o União Brasil, que conquistou Jundiaí e Taboão da Serra, e o Novo, o PT e o PSDB, que venceram em uma prefeitura cada (Taubaté, Mauá e Santo André, respectivamente), completam o ranking de partidos que marcaram território nas 30 cidades mais populosas do estado.
Veja o ranking de partidos que conquistaram as 30 prefeituras mais populosas do estado, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE):
Republicanos – 6
PL – 5
Podemos – 5
PSD – 5
MDB – 4
União – 2
Novo – 1
PT -1
PSDB – 1
Quem conquistou mais prefeituras no estado como um todo, segundo o TSE:
PSD – 205
PL – 104
Republicanos – 82
MDB – 67
PP – 47
União – 34
PODEMOS – 31
PSDB – 21
PSB – 9
Cidadania – 5
Novo – 4
PDT – 4
PT – 4
Solidariedade – 4
Avante – 2
PRD – 2
Mobiliza – 1
Metrópoles