PT se posiciona após decisão de Walter Alves e anuncia candidatura ao Governo

O Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte (PT-RN) divulgou nota oficial nesta segunda-feira (19) reagindo à decisão do vice-governador Walter Alves (MDB) de não assumir o Governo do Estado, caso a governadora Fátima Bezerra renuncie ao cargo para disputar as eleições de outubro. No comunicado, o partido afirma que foi oficialmente informado do rompimento político e confirma que Walter passará a integrar um grupo de oposição ao governo do qual fez parte nos últimos três anos.
Segundo a nota, há mais de um ano o PT trabalha com a perspectiva da candidatura da governadora Fátima Bezerra ao Senado Federal. O partido aponta três razões centrais para essa estratégia: a defesa dos interesses do Rio Grande do Norte, o compromisso com a estabilidade democrática diante do avanço da extrema direita no Senado e o apoio ao projeto nacional de desenvolvimento liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O PT também ressalta a legitimidade política da governadora, destacando o compromisso firmado com o povo potiguar nas urnas, em 2018, e renovado de forma expressiva em 2022, quando Fátima Bezerra obteve mais de um milhão de votos.
Diante da decisão do vice-governador de não assumir o Executivo estadual, o partido anunciou que apresentará candidatura ao Governo do Estado para o mandato tampão, de abril a dezembro, por meio do processo de eleição indireta que deverá ocorrer na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Na nota, o PT afirma ainda que está dialogando com forças políticas comprometidas com o estado para garantir estabilidade administrativa e a continuidade das políticas públicas e das obras em andamento. O texto reforça que o partido não se furtará à responsabilidade e seguirá firme no projeto político nacional.
“O PT nunca fugiu da responsabilidade e não vai fugir agora. Seguiremos firmes, com Lula presidente, Cadu Xavier governador e Fátima Bezerra senadora. A luta será grande, mas sairemos vitoriosos”, conclui a nota, assinada pela presidenta estadual do PT, Samanda Alves, em Natal, no dia 19 de janeiro de 2026.
Marcos Dantas
