Putin fala em “nova guerra” e acusa Ocidente de usar Ucrânia como refém
O presidente Vladimir Putin afirmou nesta terça-feira (09), durante a celebração do Dia da Vitória, que há uma “verdadeira guerra” em curso contra a Rússia. Para o presidente russo, nações do Ocidente têm usado a Ucrânia como refém para atacar o Kremlin.
O feriado é uma das datas mais importantes do país, e marca a derrota do Exército alemão pelas tropas soviéticas na Segunda Guerra Mundial. Grupos militares estiveram presentes na Praça Vermelha, em Moscou, para o tradicional desfile.
“Hoje, a civilização está novamente em um ponto de virada decisivo. Uma verdadeira guerra foi desencadeada contra a nossa pátria. Nós repelimos o terrorismo internacional”, afirmou Putin.
Neste ano, apenas um tanque foi usado na celebração. As tradicionais procissões do “Regimento Imortal” também foram canceladas. No evento, cidadãos russos saem às ruas com retratos de familiares que partiram durante a Segunda Guerra.
A participação de soldados também foi reduzida: apenas oito mil participaram neste ano, contra 14 mil na edição de 2020, mesmo na pandemia. O Kremlin também optou por não usar equipamentos aéreos na celebração.
Nesta segunda-feira (08), Moscou já havia anunciado o cancelamento de paradas militares em 21 cidades russas alegando ameaças de um suposto atentado organizado pela Ucrânia.
BAND