Quaest: 47% são contra anistia; 35% são a favor, inclusive para Bolsonaro

Postado em 8 de outubro de 2025

De acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8), 47% dos brasileiros dizem ser contra a possibilidade de anistia aos condenados por tentativa de golpe de estado em 8 de janeiro.

Outros 35% dizem ser a favor do perdão político para todos, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) a 27 anos e três meses de prisão por cinco crimes na ação que apurou um plano de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Os indecisos e que não responderam à pergunta são 10%. Já os que dizem ser favoráveis a anistia apenas para os manifestantes de 8 de janeiro somam 8%.

Os contrários ao perdão aumentaram seis pontos percentuais em um mês. Na última pesquisa, realizada pela Genial/Quaest em setembro, os que respondiam ser contra a medida eram 41%.

Na outra ponta, os favoráveis a anistia com Bolsonaro incluso oscilou um ponto percentual, mancando 36% em setembro.

Os indecisos e que não responderam caíram três pontos percentuais no mesmo período, enquanto os que responderam ser favoráveis apenas para os manifestantes caiu dois pontos percentuais, marcando 10% há um mês.

Hoje, está discussão na Câmara um PL (Projeto de Lei) da Anistia. A medida, no entanto, ainda não é consenso na Casa. O relator, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), está ouvindo parlamentares para fechar um texto, que pode ser votado na próxima semana.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, presencialmente, entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

CNN