Republicanos quer Damares candidata ao governo do DF em 2026
O Republicanos quer lançar a ex-ministra e atual senadora Damares Alves como candidata ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2026.
O plano do partido prevê Damares como cabeça de chapa e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) como candidata a uma das vagas ao Senado.
As outras duas vagas na chapa majoritária – a de vice-governador e a outra de senador – seriam usadas para tentar atrair partidos, como União Brasil e PSD.
Cenário “favorável”
Para líderes do Republicanos, o cenário de 2026 é favorável a Damares. Primeiro, porque o atual governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), encerrará seu mandato, sem poder disputar reeleição.
Segundo, a ex-ministra estará no meio do mandato no Senado. Ou seja, poderá disputar a eleição e, mesmo que perca, terá ainda mais quatro anos como senadora.
Se levar o plano à frente, o Republicanos entrará em atrito com o PP da vice-governadora do DF, Celina Leão, que já anunciou interesse em disputar o governo em 2026.
A avaliação no partido é de que, embora Damares se coloque como candidata à Presidência da República em 2026, ela ainda não estaria pronta para isso.
Metropoles