Resultados das eleições no interior aqueceram discursos entre deputados
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), abriu a série de avaliações dos parlamentaras sobre o processo das eleições municipais de domingo (6), parabenizando “a todos que participaram do pleito”, como candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, que “foram eleitos de forma democrática” nos 167 municípios do Rio Grande do Norte.
“Desejamos a cada um deles, que possam traduzir no seu trabalho, a partir de janeiro, tudo aquilo que pregaram em praça pública e tiveram o consentimentos dos eleitores para governarem os seus municípíos”, pregou Ezequiel Ferreira.
Da mesma forma, Ferreira desejou “sorte” a todos os vereadores eleitos, que “possam representar com altivez a população de cada município, fazendo a defesa do povo nas Câmaras Municipais”. O deputado Hermano Morais (PV) também parabenizou a todos que participaram do pleito, “independente de resultados, os vitoriosos, outros não vitoriosos, mas todos dando uma contribuição à democracia brasileira e potiguar”.
A deputada Cristiane Dantas (SD) disse que “essas eleições foram muito diferentes. Andei em muitos municípios, eleições muito acirradas, com ônibus exaltados, e que realmente no final tivemos êxito em muitos municípios, mas que o principal é terminar em paz, sem tanta violência de que muitas vezes nos deparamos durante a campanha, com muitas ofensas, com muitas calúnias, e que agora viramos essa página e a vida segue”.
O deputado Tomba Farias (PSDB) agradeceu “ aqueles que se empenharam, a todos aqueles que trabalharam para o Rio Grande do Norte melhor e suas cidades melhores, começando pelos prefeitos eleitos dos nossos municípios, onde conseguimos conquistar nas urnas grandes vitórias em 15 municípios”.
Para aqueles que não tiveram êxitos nas suas eleições, Tomba Farias disse que o momento “é levantar a cabeça, o povo proporciona e muda da forma como eles querem. E nós temos que aceitar o resultado das urnas. Vamos trabalhar confiante de que ainda há tempo e espaço para grande mudança. Vamos levantar a cabeça e começar a trabalhar, porque em quatro anos acontecem as coisas e nós vamos nos preparar para o embate do futuro”.
O deputado Coronel Azevedo(PL) foi mais abrangente: “Tivemos eleições dentro das possibilidades mais ou menos tranquilas, casos esporádicos de violências, mas o Brasil registrou que quer mudanças e aquilo que se dizia nas pesquisas anteriores ao momento da eleição, que dois terços dos brasileiros se declaram conservadores, contra essa agenda contraditada pelos próprios discursos da esquerda”.,
Coronel Azevedo destacou que o seu partido, o PL, foi o que teve o maior crescimento no Brasil de número de votos, nessas eleições. “A variação do PL comparado com o 2020, houve um aumento de 236% do número de brasileiros que votaram no PL comparado com 2024. Chegou no lugar, vem o PSD, depois vem o MDB, depois União Brasil, depois o PP, e já lá pra baixo o PT”.
“No Rio Grande do Norte também tivemos uma série de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores eleitos pelo meu Partido Liberal”, continuou Azevedo.
O deputado Francisco do PT disse que “ao final, vence a democracia, a liberdade de podermos fazer nossas escolhas livremente. Embora haja ainda muito a questionar, porque lamentavelmente ainda tem os que insistem nas mentiras, nas fake news e no uso e abuso do poder político e do poder econômico”.
O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) também parabenizou a todos os candidatos que participaram da eleição no Rio Grande do Norte, “aos vitoriosos um abraço forte, mas também quero cumprimentar aqueles que não tiveram êxito, mas que participaram da luta democrática”. Carvalho ainda elogiou a organização doTRE “por termos tido uma eleição bem fiscalizada, vigiada e dada o direito de se escolher democraticamente os nossos representantes”.
A deputada Isolda Dantas disse “ser muito importante quando a gente vê a democracia sendo parte da constituição política. A gente acompanhou candidaturas a prefeitos e vereadores e ao terminar isso, a gente vê como a democracia é o modelo fundamental, em que cabe todas as cores, todas as posições”, disse . A deputada estadual Terezinha Maia (PL) que o TRE “garantiu uma eleição limpa, segura e democrática”.
Tribuna do Norte