Rogério Marinho sobre PEC da Segurança: “Dar o galinheiro para a raposa cuidar”
O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Congresso, afirmou que votar a PEC da segurança proposta pelo Governo do PT vai ser entregar o galinheiro para a raposa cuidar. A declaração foi dada em vídeo publicado nas redes sociais dele. Assista acima:
“O Governo agora diz que a urgência é votar a PEC da segurança. Ou seja: ele quer ter o controle de todos os estados brasileiros para evitar que ações como essa possam ocorrer. É literalmente entregar o galinheiro para a raposa cuidar. A raposa é o Partido dos Trabalhadores, que é um partido que na eleição de 2022 teve 80% dos votos dos presos que estão no sistema carcerário brasileiro”, afirmou Rogério Marinho.
PROPOSTA DO GOVERNO DO PT
Um dos eixos centrais da PEC proposta pelo governo prevê o fortalecimento da Polícia Federal, permitindo que o órgão tenha maior poder de atuação nos Estados. O relator do projeto, deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), pretende apresentar um novo relatório na segunda quinzena de novembro. Ao Metrópoles, ele afirmou que não há “entraves” em relação ao texto.
A PEC da Segurança foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara em 15 de julho. O projeto é uma das prioridades do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Inicialmente, o texto enfrentou resistência de alguns governadores, entre eles o de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), conhecido por adotar uma postura mais rígida em relação à atuação das polícias militares nas operações.
96FM
