Ron DeSantis desiste da campanha presidencial dos EUA e apoia Trump

O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou, neste domingo (21/1), a suspensão da campanha pela Presidência dos Estados Unidos (EUA) e declarou apoio ao ex-presidente Donald Trump.
DeSantis era apontado como um dos principais candidatos para disputar a campanha presidencial pelo Partido Republicano. Ele estava atrás apenas de Trump.

O governador da Flórida deixou a corrida presidencial após ficar em segundo lugar nas primárias de Iowa, na última segunda-feira (15/1). DeSantis ficou 30 pontos percentuais atrás do ex-presidente Trump.

“Se existisse qualquer coisa que eu pudesse fazer para produzir um resultado favorável, mais paradas de campanha, mais entrevistas, eu faria. Mas não posso pedir aos nossos apoiadores a oferecerem seu tempo e doarem seus recursos se não temos um caminho claro para a vitória. Dessa forma, estou hoje suspendendo minha campanha”, disse o governador da Flórida em comunicado divulgado na rede social X, antigo Twitter.

A suspensão ocorre dois dias antes das primárias de New Hampshire. Trump deve disputar o voto dos eleitores republicanos com a ex-embaixadora da Organização das Nações Unidas (ONU) Nikki Haley.

“Está claro para mim que a maioria dos eleitores das primárias republicanas querem dar a Donald Trump outra chance. Eles viram sua presidência ser frustrada por resistência implacável, e eles vêem os democratas usando guerra jurídica até hoje para atacá-lo. Tive desentendimentos com Donald Trump, como sobre a pandemia de coronavírus e sua elevação de Anthony Fauci, [mas] Trump é superior ao atual titular, Joe Biden”, destacou DeSantis.

Nikki Haley reagiu à saída do adversário de corrida eleitoral e elogiou o trabalho dele como governador da Flórida.

“Quero dizer ao Ron que ele fez uma ótima corrida. Ele tem sido um bom governador, e desejamos o melhor a ele. Dito isso, agora é um camarada e uma dama sobrando”, afirmou a ex-embaixadora da ONU.
Metrópoles

Postado em 22 de janeiro de 2024