Sancionada lei que garante direito de consumidor levar comida e bebida a cinemas e shows na Paraíba

O governador João Azevêdo (PSB) sancionou uma nova lei que proíbe estabelecimentos de impedirem a entrada de consumidores com alimentos e bebidas comprados fora do local. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (11) e tem aplicação em espaços como cinemas, teatros, estádios, arenas, parques e casas de shows.
A proposta é de autoria do deputado estadual Dr. Taciano Diniz e visa combater a prática conhecida como “venda casada”, considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor. A regra passa a garantir que os frequentadores possam levar seus próprios itens, respeitando algumas condições previstas.
Entre as exceções, está a cobrança de “preço de rolha” para bebidas alcoólicas, limitada a 50% do valor do produto mediante apresentação de nota fiscal. Também será permitida a proibição de embalagens que apresentem riscos, como recipientes de vidro.
Os locais abrangidos pela nova legislação deverão fixar avisos visíveis informando o público sobre o direito. O descumprimento será considerado infração administrativa e poderá gerar penalidades conforme o Código de Defesa do Consumidor.
Maurílio Júnior
