Segue o líder! Botafogo bate o Grêmio e abre 10 pontos na liderança
O Grêmio tentou, tentou e tentou, mas não conseguiu tirar pontos do líder do Campeonato Brasileiro. Em um jogo extremamente movimentado em Porto Alegre na noite deste domingo (9/7), o Botafogo segurou o tricolor gaúcho, venceu por 2 x 0 e aumentou sua vantagem na liderança para 10 pontos.
Com gols de Eduardo e Carlos Alberto no 2º tempo, além de um gol de Tiquinho Soares anulado na primeira etapa, o alvinegro conseguiu sua 12ª vitória em 14 rodadas e pulou para 36 pontos, abrindo 10 de vantagem para o vice-líder.
Com a derrota, o Grêmio perde a segunda posição para o Flamengo no saldo de gols: ambos os times têm 26 pontos.
Apesar do placar indicar que o Botafogo foi superior, os números e a maioria dos lances nas duas etapas da partida revelam o contrário. Além de ter mais a bola e finalizar mais, o Grêmio foi dominante e chegou mais perto do gol em várias ocasiões.
No 1º tempo, pode-se dizer que o goleiro Lucas Perri foi quem garantiu que o jogo ficasse 0 x 0. O camisa 1 fez várias boas defesas e viu outros chutes perigosos do tricolor passarem muito perto do gol.
A segunda etapa teve o mesmo roteiro. O Botafogo até tentava, mas era o Grêmio quem construía mais e gerava mais volume ofensivo. Aos 4 minutos, Suárez acertou uma cavadinha no travessão.
Depois, aos 28 minutos, o urugaio quase fez um gol de cobertura, mas Perri fez outra grande defesa após ter salvado duas bolas perigosas minutos antes.
No entanto, aos 29, a equipe carioca abriu o placar com um chute de Eduardo. Di Plácido cruzou, e o camisa 33 fez 1 x 0 para o líder do campeonato, calando a Arena.
Aos 43, o Botafogo ampliou para 2 x 0 com gol de Carlos Alberto e fechou o caixão em Porto Alegre, para a enorme frustração da torcida gremista.
1º tempo
O início do jogo foi eletrizante, mas com o Grêmio tendo mais volume ofensivo e criando mais chances de gol. Luis Suárez, mesmo com problemas físicos, foi bastante acionado e, aos 20 minutos, acabou acertando um chute forte de primeira após cruzamento de João Pedro. A bola, no entanto, foi para fora pelo lado esquerdo do gol, assustando Lucas Perri.
Apesar disso, o Botafogo teve duas boas chances de abrir o placar. Aos 22 minutos, Di Plácido deu um chute perigoso de fora da área, que passou perto do gol de Gabriel Grando.
Aos 24, o alvinegro chegou a balançar as redes em um lance de bola parada. Eduardo cobrou a falta e Victor Cuesta, em posição de impedimento, acertou uma cabeçada em direção a Tiquinho Soares, que deu uma chapada no ar de primeira e fez o gol. O lance foi anulado pela arbitragem de vídeo após cinco minutos.
A primeira etapa seguiu com domínio do Grêmio, que criou mais no ataque e explorou o toque de bola rápido entre os atacantes. Aos 37 minutos, outro lance perigoso: Villasanti entrou na área em velocidade e bateu uma bola rasteira forte, cruzada.
Aos 42 minutos, mais um susto para os botafoguenses. Cristaldo cruzou para Suárez, o uruguaio pegou de primeira e chutou a bola por cima do gol.
Nos acréscimos, mais alguns lances exigiram Perri, que garantiu o 0 x 0 no 1º tempo. Foram oito escanteios para o tricolor gaúcho e zero para o Botafogo, além de 12 chutes contra 4, respectivamente.
2º tempo
A segunda etapa começou no mesmo ritmo. Aos 4 minutos, o Grêmio chegou muito perto do gol, após Suárez acertar uma cavadinha na trave, depois de uma confusão dentro da área.
Aos 1o minutos, Cristaldo acertou um bom chute cruzado para fora após passe de Bitello. Um minuto depois, no entanto, foi o Botafogo que teve uma boa chance. Em contra-ataque rápido, Tiquinho finalizou perto da linha da grande área, foi bloqueado, Tchê Tchê pegou a sobra, driblou e bateu em direção ao gol, mas Gabriel Grando defendeu.
Perri fez duas belas defesas aos 17 minutos em chutes de Suárez e Reinaldo. Nessa altura, o placar de 0 x 0 não refletia a quantidade de chances criadas pelos dois times, principalmente o Grêmio.
Aos 28, o camisa 9 do tricolor quase marcou um gol histórico. Bem longe do gol, Luisito Suárez viu Perri afastado
Mesmo com muito mais volume ofensivo, o Grêmio não conseguiu segurar o líder do campeonato. Um minuto depois, Botafogo abriu o placar com chapada de primeira no canto de Eduardo após passe de Di Plácido, que estava perto da linha de fundo.
A partir disso, o Botafogo administrou o resultado, até conseguir ampliar a vantagem para 2 x 0 aos 43. Reinaldo falhou na saíde de bola, e o alvinegro não perdoou: Carlos Alberto acertou um chute rasteiro dentro da área após passe de Marlon Freitas.
Agora, para encerrar o primeiro turno, o Botafogo, mais líder que nunca, enfrenta Bragantino (casa), Santos (fora), Coritiba (casa), Cruzeiro (fora) e Internacional (casa).
Já o Grêmio pega Atlético-MG (casa), Goiás (fora), Vasco (fora) e Fluminense (casa), além de um jogo contra o Corinthians na Neo Química Arena que foi remarcado e ainda não tem data para ser realizado.
Metrópoles