Sessão solene na ALRN celebra Dia do Técnico em Radiologia e 40 anos da regulamentação

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, nesta segunda-feira (15), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Técnico e Tecnólogo em Radiologia e em alusão aos 40 anos da regulamentação da profissão de Técnico em Radiologia. A solenidade aconteceu no plenário da Casa e foi proposta pelo deputado estadual Francisco do PT.
Ao discursar, o deputado Francisco do PT destacou o papel essencial dos técnicos e tecnólogos em radiologia e reafirmou o apoio do Parlamento às pautas da categoria.
“Essa sessão solene reforça o compromisso da Assembleia Legislativa com a valorização desta categoria profissional que atua em prol da saúde pública. Nos colocamos à disposição para colaborar com as pautas e lutas de vocês. Os vinte profissionais homenageados representam a importância e a seriedade de todas e todos que exercem essa vital missão”, afirmou.
Durante a sessão, 20 profissionais da área foram homenageados em reconhecimento à relevância do trabalho desenvolvido em prol da saúde pública, especialmente no apoio ao diagnóstico médico e ao cuidado direto com os pacientes. A data celebra uma categoria fundamental para o funcionamento do sistema de saúde, que atua diariamente com responsabilidade, precisão técnica e compromisso com a vida.
“Gestos como este demonstram sensibilidade social e respeito aos profissionais que, muitas vezes, atuam longe dos holofotes, mas que são fundamentais para o diagnóstico, o tratamento e a vida de milhões de pessoas. A radiologia está presente desde o início, desde o primeiro exame até as decisões mais complexas da medicina moderna. Nós estamos nos hospitais, nas clínicas. Estamos no interior, aqui na capital, de dia, de noite, nos finais de semanas e feriados. Somos profissionais que unem a ciência, tecnologia, ética e compromisso humano, sempre com responsabilidade, precisão e cuidado para com o próximo”, discursou Fontaine de Araújo Silva, em nome dos homenageados.
A homenagem também remete à trajetória histórica da radiologia. A área teve início em 1895, com a descoberta dos raios X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, um marco que revolucionou a medicina ao permitir, pela primeira vez, a visualização do interior do corpo humano. A primeira radiografia foi realizada em 22 de dezembro daquele ano, utilizando a mão da esposa de Roentgen, Anna Bertha, dando início a uma nova era no diagnóstico médico.
No Brasil, a primeira radiografia foi realizada em 1896, pouco tempo após a descoberta dos raios X, demonstrando a rápida incorporação da tecnologia no país e a importância histórica da profissão para a medicina nacional.
Homenageados:
1. Adriana Alves de Macedo
2. Alexsandro Carlos Dantas de Araújo
3. Carlos Alberto Mendes de Oliveira
4. Catiana Moura de Queirós
5. Dimas Alves da Mota
6. Eduardo Baracho de Souza
7. Fontaine de Araújo Silva
8. Francisco Jácome do Nascimento
9. Francisco Welton de Sousa Oliveira
10. Galtieri Otávio Cunha de Medeiros
11. Gutemberg Luiz Sales Claudino
12. Helber Lopes dos Santos
13. Iago Estéfano Brito da Silva
14. Jailson dos Santos Silva
15. João Paulo Gomes de Oliveira
16. José Genicleand Freire
17. Jose Rodrigues de Souza
18. Lilia Karenina Henrique da Silva
19. Marcos Rogerio Dias Pereira
20. Thyago Jefferson Queiroz dos Santos
