Supertempestade solar pode “destruir a internet”, alerta cientista
Cientistas emitiram alertas sobre um possível “apocalipse da Internet” que poderia acontecer no futuro devido a uma supertempestade solar. O professor Peter Becker, da Universidade George Mason (EUA), afirmou que o fenômeno poderia ocorrer à medida que a atividade solar aumentasse.
Becker ressaltou que o Sol está se tornando mais ativo após um período de silêncio, quando éramos menos dependentes da rede global de computadores.
O cientista é o investigador principal da universidade e do Laboratório de Pesquisa Naval e quer criar um sistema de alerta precoce para fornecer previsões antecipadas de quando a Internet poderá ser afetada. Ele avalia que as explosões solares podem fornecer uma indicação.
“A internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e agora está a entrar numa época mais ativa. É a primeira vez na história da humanidade que houve uma interseção do aumento da atividade solar com a nossa dependência da internet e a nossa dependência econômica global da internet”, disse Peter Becker à Fox News.
Segundo o professor, podemos ver o flash, mas a ejeção de massa coronal pode ocorrer em alguma direção aleatória no espaço.
“Mas podemos dizer quando eles realmente irão em direção à Terra. E isso nos dá cerca de 18 horas de aviso, talvez 24 horas de aviso, antes que essas partículas realmente cheguem à Terra e comecem a interferir no campo magnético da Terra”, explicou.
Riscos
Em sua pesquisa, o cientista prevê que a internet poderá ficar fora do ar por um período de semanas ou meses. “A Internet simplesmente não foi projetada para lidar com esse nível de interferência na comunicação e, consequentemente, é considerada um tipo de infraestrutura muito ‘soft’.”
Becker acrescentou que o campo magnético da Terra pode ser afetado por grandes bolhas de plasma que voam pelo espaço numa ejeção de massa coronal. Alguns deles afetam o planeta e distorcem o seu campo magnético. Isso pode fazer com que o terceiro pino de um plugue elétrico se torne “como um grande circuito elétrico”.
O que é tempestade solar?
As tempestades solares acontecem quando eventos do Sol, como ejeções de massa coronal e erupções solares, causam perturbações temporárias na magnetosfera terrestre. A magnetosfera é uma espécie de bolha magnética, responsável por proteger nosso planeta destas emissões.
Tim Heaton, professor da Universidade de Leeds, explica que tempestades solares extremas podem causar grandes impactos na Terra. “Super tempestades do tipo podem danificar permanentemente os transformadores nas nossas redes elétricas, resultando em blecautes grandes e espalhados, que durariam meses”, observou ele.
TERRA